Os grandes oradores da humanidade nem sempre estavam preparados para enfrentarem situações adversas. Falar para uma platéia atenta e sem inquisições é maravilhoso, mas enfrentar uma auditório hostil não é fácil.
O primeiro passo é ter o domínio vocal, o que abrange a voz, a dicção e, paralelamente, a interpretação.
Você já deve ter dormido durante exposições orais de palestrantes monocórdios e até de professores na sala de aula, porque faltava vibração nas suas apresentações. Eu sempre oriento os profissionais que têm que se expor em apresentações públicas: devem investir num curso de oratória, Impostação da voz e dicção.
Muitos dos que recorrem ao meu curso de oratória e argumentação sob pressão já fizeram algumas experiências nesta área e ficaram frustados – alguns até comentam que foram obrigados a juntar os pés para falarem bem comportadinhos, eram obrigados a fazer caras e bocas, bocejando em voz alta, contraindo a face e outras caretas tradicionais, até a fazer exercícios com a língua que mais pareciam orientações eróticas.
Na parte da oratória era pior ainda: tinham que ficar ouvindo um bla-bla-blá do professor, cuspindo teorias ultrapassadas, e o pobre do aluno, que pagou uma grana alta, só podia falar uns 5 minutos por aula.
Este é um dos diferenciais do meu curso de oratória: quem fala o tempo todo são os alunos – e falam sob muita pressão, porque, na platéia, os alunos veteranos e caras-de-pau pertubam o tempo todo.
Utilizamos as técnicas mais modernas, sendo a principal a participação do aluno a distância através da Internet com a videoconferência.
O mais importante para excercitar a arte de falar bem em público é aproveitar os conhecimentos profissionais e intelectuais dos participantes, transmitindo para os colegas a parte de cultura geral. Pode-se treinar o assunto que for do seu interesse durante as aulas de oratória, palestras, teses, monografias, discursos, enfim.
É fundamental o professor de oratória não interceder na criatividade do aluno. Chega de regras estúpidas e metodismo desmedido. Coloque para fora os seus sentimentos e enfrente as feras que adoram atropelar os concorrentes.
No nosso curso de oratória, a arte de falar em publico só tem dois caminhos: sem frescuras e com muita pressão.
Cursos e tratamentos presenciais e online para todo o Brasil e Exterior.