Tags
Publicações Semelhantes
Compartilhar
Atraso na Linguagem Infantil
Criança demora para aprender a falar
O atraso na linguagem infantil pode se dar por motivos orgânicos ou emocionais. Os motivos orgânicos mais comuns são: baixa auditiva, problemas neurológicos e visuais. De qualquer forma, 99% dos casos que tratei eram de origem emocional, sendo o mais comum o trauma oriundo da separação dos pais, que afeta muito a criança, atrapalhando sua comunicação oral. Como exemplo bem claro, já atendi crianças que falavam normalmente aos 2 anos de idade, e, aos 3, após a separação do pais, não conseguiam mais falar.
Junte-se a todos esses fatores a questão da família moderna, na qual ambos os pais trabalham fora o dia inteiro e são obrigados a deixar a criança em condições muito pobres para o pleno desenvolvimento de sua fala e comunicação. Nesse processo, identifico dois problemas muito comuns e igualmente sérios: a televisão e a entrega das crianças aos cuidados de babás.
No caso da televisão, a criança fica entretida com seus programas prediletos e não tem qualquer estímulo para se comunicar com terceiros, pernanecendo completamente estática. Como um somador negativo, podemos ainda verificar programas infantis que possuem personagens com deficiências graves na fala, como gagos, fanhos e os que trocam letras.
Outra situação é a das crianças que são criadas por babás, que apresentam, em geral, problemas sérios de comunicação. Esses problemas são transmitidos para as crianças com muita facilidade. Já pude verificar casos em que a criança assimilou igualmente problemas de gagueira e troca de letra dos pais, que apresentavam normalmente essas deficiências.
Existe ainda outro problema, cada vez mais comum, em que crianças com idade relativamente avançada apresentam atraso na linguagem. Nesses casos, o mais tradicional é encontrar a falta de estímulo dos familiares para que essas crianças se comuniquem corretamente ao longo do seu desenvolvimento.
Cursos e tratamentos presenciais e online para todo o Brasil e Exterior.
Unidades e Contatos:
WhatsApp (21) 97273-2041
Rio de Janeiro – RJ:
Copacabana e Barra
(21) 2236-5223
São Paulo – SP: Jardins
(11) 4063-6460 / 4063-4735
Brasília – DF: SHN
(61) 4063-6352 / 4063-6392
E-mail: simon@boasfalas.com.br
Fique atualizado, inscreva-se:
Para informações, nos envie uma mensagem de contato.
Não se esqueça de detalhar quais são as suas dificuldades de comunicação: voz, fala, timidez, etc..
Cara Maqueli,
bom dia,
Você nos solicitou informações sobre tratamento.
Precisamos de algumas informações para prosseguirmos com o atendimento.
Envie e-mail para simon@boasfalas.com.br :
Nome completo:
Profissão:
Problema: Gagueira
Cidade:
WhatsApp:
fico no aguardo
obrigado
at,
Instituto de Fonoaudiologia e Oratória Simon Wajntraub
Boa noite. Minha filha tem 6 anos de idade. Ela apresenta dificuldade na fala, faz tratamento com fonodiologo faz algum tempo. Mas estou muito preocupada com ela, pois já vai na 1 anos do ensino fundamental. E está apresentando dificuldades, pois atrapalha um pouco o desempenho dela.
Cara Milena,
bom dia,
o ideal é marcarmos uma consulta para avaliar o caso do seu filho.
Precisamos de algumas informações para prosseguirmos com o atendimento.
Segue:
Nome completo:
Profissão:
Problema: suspeita de altismo sem comprovação
Cidade:
WhatsApp:
fico no aguardo
obrigado
Boa tarde, gostei muito de seus textos. E concordo muito com eles. Meu filho tem 2 anos e 7 meses. Teve seu desenvolvimento normal ate por volta de um ano onde iniciou suas primeiras palavras, porém por volta de dois anos ele regrediu. E não almentou seu vocabulário. O que me fez procurar uma fono. A fono fez um encaminhamento para neurologista por que ele não verbalizava e tinha pouco contato visual. Coloquei ele na creche, de início foi difícil a adaptação mais hoje após 3 meses posso dizer que a socialização está ótima apesar que não era falando ainda. Terça feira eu levei na Neuro, ela ao ler o relatório de casa, da escola e o encaminhamento da fonoudiologa deu o diagnóstico que ele tinha quadro de autismo. E que necessita de intervenção. Minha preocupação é será realmente autismo? Tenho lido bastante sobre o assunto. Tá difícil aceitar que seja. Mais ele realmente possui características de autismo.
Cara Rosana,
sim podemos resolver
Para que eu possa passar as informações, envie um e-mail para simon@boasfalas.com.br com os seguintes dados:
Nome
Problema ou solicitação
Cidade que está falando
Telefone
Profissão
WhatsApp
Se preferir entre em contato pelo o meu WhatsApp(21) 97273-2041.
obrigado
Fonoaudiólogo Simon Wajntraub
Boa noite. Meu filho tem “trocas na fala” segundo a fonoaudióloga. Ele foi considerado infantilizado, ele tem 4 anos. Daí ele foi em duas seções e a fono me chamou pra conversar, ela investiga muito a minha vida cotidiana, estou ficando preocupada com a atuação dela. Não sei o que ela conversa com meu filho já que não fico na sala. O que eu gostaria de saber é se esta conduta de ficar perguntando muito (vou frisar muito) sobre a minha vida cotidiana é uma conduta correta. Já estou incomodada com isso, chegou até ao ponto de dizer que preciso de terapia.