Os calos nas cordas vocais podem se transformar em tumores malignos?

calos-cordas-vocais

Vou relatar um fato muito interessante que ocorreu entre eu e o Lula, antes de ele se eleger Presidente da República. Encontramo-nos num evento da Faculdade Universo de Campos, no Estado do Rio de Janeiro, onde eu realizaria uma Palestra sobre os problemas da voz e da fala, e oratória, e ele também faria uma palestra sobre política. Ao encontrá-lo no aeroporto, propus-me a corrigir as suas dificuldades na dicção e na voz, ele comentou que já havia realizado um exame nas cordas vocais e foram constatados dois calos, mas ele rejeitou realizar uma cirurgia, pois achava que poderia ficar com a voz mais fina e mais fraca. Comentei que não era bem assim, que normalmente estas cirurgias são bem sucedidas. É lógico que após a cirurgia a pessoa tem que fazer seções de fonoaudiologia para colocar a voz no lugar certo.

Uma rouquidão que persiste mais de quinze dias já é um sinal de algo errado com a laringe, uma má colocação da voz causa pólipos (calos) nas cordas vocais e com o tempo podem se transformar em tumores malignos, principalmente nos fumantes e alcoólatras.

Sempre que as pessoas imitam o Lula, colocam um tom rouco na voz, mas justamente este é o sinal negativo que algo não vai bem com a laringe, as pessoas deveriam fazer um exame anual na laringe com a videolaringoscopia, para detectar qualquer alteração num estagio inicial.

Hoje, as mulheres realizam exames ginecológicos e de mama anuais, os homens a partir dos 45 anos realizam exames de próstata como prevenção. Agora, mais uma vez, o Ex-Presidente Lula vai deixar marcado para história da ciência uma revolução no campo da otorrinolaringologia e da Fonoaudiologia, com a sua transparência em abordar um tema que é tabu para nós latinos, o câncer.

O que eu já vi de pessoas comentando que depois dessa do Lula, irão deixar de fumar, é incrível. Acho que o Ministério da Saúde deveria colocar a foto do lula nos maços de cigarro, que seria mais chocante do que aquelas fotos repetitivas que não impressionam mais ninguém.

Tenho certeza absoluta de que toda a população brasileira torce pela recuperação do Lula. Por este motivo, é muito importante a equipe médica que está atuando no caso tenha muita calma, principalmente no que concerne à radioterapia. A laringe é a um órgão muito sensível, tenho certeza que o Lula jamais recuará para manter-se vivo, e presenciar este crescimento do nosso país, mesmo que ele tenha que viver com alguma restrição na sua comunicação oral, o importante é estar vivo e lúcido.