Exercícios para Impostação da Voz

exercicios-impostacao-voz

Um bom exercício para a correta impostação da voz é colocar a voz em vários tons através da pronúncia de uma palavra, desde o mais grave até o mais agudo.

Todos adoram me pedir, em minhas palestras e entrevistas, para dar exercícios práticos e orientações para impostação da voz. Com respeito a esse tema, no meu método existem seis fitas cassete com duas horas de exercícios exclusivamente para se impostar a voz. O exercício mais prático que existe é você procurar colocar a voz em vários tons através da pronúncia de uma mesma palavra em vocalise, desde o mais grave até o mais agudo. Em seguida, você poderá fazer esse mesmo tipo de exercício através de uma frase.Quando você encontrar um tom em que você note que não fez tanto esforço para pronunciar a frase, ficando assim com a voz mais encorpada, este será o tom certo da sua voz.

Outro exercício muito bom é você procurar cantores(as) que tenham um tom vocal semelhante ao seu e fazer dueto com eles(as) enquanto ouve a gravação. Você pode, também, colocar um gravador no final da sala e começar a ler um texto com a voz colocada em tom mais alto com o objetivo de aprimorar a potência vocal, que, em outras palavras, é o volume que você deverá adotar daqui por diante.

IMPORTANTE: Procure sempre utilizar um microfone nas suas apresentações em público, tanto em aulas como em palestras ou em atividades diversas em que você tenha que falar em público. Esse recurso é fundamental para se economizar a voz, porque um uso inadequado e exagerado da mesma acaba causando problemas orgânicos, além de deixar a pessoa bastante estressada.

Para maiores detalhes sobre o tema, leia o meu livro, e quem saber você vai acabar ficando com um vozeirão como o de Cid Moreira ou de Íris Lettieri, aquela voz linda que se ouve em vários aeroportos de mundo?

Valores, Horários, Endereços – Ver Mais [+]