Chico Buarque e Paulinho Da Viola ficaram perplexos com a mudança da voz fina de João Nami

chico-buarque-paulinho-da-viola

Conto sempre a história de um corretor de imóveis famoso cujos clientes principais eram artistas, compositores e cantores como Paulinho da Viola e Chico Buarque de Holanda. O seu nome era Nami, e na época em que veio me procurar para alterar o seu tom de voz, ele tinha 51 anos. Sua voz era bem aguda, e em 5 minutos curei o seu problema. Mas, com isso, ele reclamou que as pessoas não o reconheceriam mais ao telefone.  No dia seguinte, o Chico Buarque telefonou para o seu escritório e perguntou quem estava falando. Ele respondeu: é o Nami. O Chico Buarque ficou tão encucado com a mudança, que ligou para o sócio do Nami comentando que deveria ter um ladrão no escritório e estava se passando pelo mesmo.

O sócio explicou que havia realizado uma consulta com o Fonoaudiólogo Simon Wajntraub, que em 5 minutos alterou a sua voz. Chico Buarque fez questão de ir ao encontro do Nami para confirmar a mudança da voz dele e ficou impressionado. Outro que ficou perplexo com a mudança da voz fina do Nami foi o Paulinho da Viola, que comentou, quando o encontrei no antigo Hotel Cadoro, que o caso da alteração da voz do  Nami foi muito marcante e impressionante pela idade do mesmo.

Por que há pessoas que têm a voz fraca enquanto outras têm uma voz poderosa, outras apresentam a voz anasalada, outros perdem a voz com facilidade, alguns têm uma sonoridade na voz e uma afinação impecável que partem para área do canto? Aqui no site descrevo alguns problemas orgânicos que podem alterar a voz e outros emocionais que também influenciam muito na colocação da voz.