Tags

Publicações Semelhantes

Compartilhar

CURSO DE ORATÓRIA IN COMPANY (COMPACTO)

cursos-incompany

O que você prefere num Curso de Oratória In Company: Um professor bundão que adora cuspir teorias ou o Simon Wajntraub e a sua técnica de argumentação sob pressão (porradaterapia)?

Curso de OratÓria In Company

Chega de Mesmice! Não adianta convidar aquele professor de oratória que fica cuspindo teoria, mas detesta dar aulas práticas, principalmente de argumentação e negociação sob pressão, passa longe de analisar, muito menos de corrigir, a voz e a fala dos funcionários e executivos da empresa. E no final do “curso” todos ficam frustados porque a comunicação oral de cada participante não evolui nada.

Os Cursos do Fonoaudiólogo e Professor de Oratória Simon Wajntraub são o oposto disso.

O objetivo deste curso é desenvolver a comunicação oral dos funcionários de todos os departamentos da empresa, abrangendo a voz, a dicção, os problemas da fala, a desinibição, o improviso e a argumentação sob pressão.

Após o término do curso compacto, todos os participantes poderão frequentar algumas aulas do Curso Completo de Oratória para aperfeiçoar as técnicas do curso compacto.

Empresa com Bloqueios na Comunicação Oral

O primeiro impacto na empresa é quando a telefonista com a dicção embolada e com a fala acelerada não consegue transmitir nitidamente o nome da empresa, o pior ainda é quando ela troca o R/L e fala pobrema.

A telefonista transfere a ligação para o setor de vendas e logo quem resolveu atender o telefone? Aquele vendedor que costuma gaguejar em situações de pressão, mas o cliente pede ao vendedor para passar a ligação ao gerente, aí atende uma secretária com a voz esganiçada e irrita o cliente, o gerente percebendo que está ocorrendo um atrito assume a ligação. Pena que sob pressão e sem beber uns drinks ele se descontrola e vira uma fera, é muito comum de cara limpa ele perder vários negócios desta empresa. “Ele bebe para ficar descontraído”.

“Entretanto, o cliente sempre tem razão”. Esta teoria faz parte da qualidade total.

O cliente é insistente e exige um contato com a diretoria, que azar! Porque o diretor desta área é extremamente tímido e a dicção é péssima, inclusive ele escolheu a profissão de analista de sistemas para não ter que falar em situações de público, mas sabe como que é? Ele é tão bom que atingiu cargos de chefia, a sua válvula de escape é enviar os assessores para representá-lo nestes eventos, tanto que em certas ocasiões eles chegam a receber os méritos apesar da idéia ser do chefe.

Mas ainda resta a última esperança: o presidente da empresa. Este é o mais problemático, além de apresentar sérias dificuldades na voz e na fala, ele disfarça através do cargo as suas inibições, porque é muito comum na maioria das empresas a hierarquia influenciar na comunicação interna, deixando vários funcionários de escalões abaixo, além de tímidos, inseguros para relacionarem-se com os superiores, mal sabem eles, que atrás daquela imagem de sisudos escondem as suas inseguranças na comunicação oral.

Investimento com Retorno Certo

O importante é a empresa investir, implantando este curso e desenvolvendo o telemarketing e o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), para não ocorrer este tumulto citado acima.

Este curso também é muito importante para as áreas de vendas, gerência e até diretoria.

Ao telefone, não é senhora – e vice-versa

É muito comum homens serem confundidos com o sexo oposto por apresentarem a voz fina e mulheres com voz grossa serem chamadas de Senhor.

Programa e valores do Curso de Oratória Compacto para Empresas ou Grupos Fechados

Investimento: R$ 2.600,00 por participante.

O curso possui uma carga horária de doze horas, o ideal é ser realizado em quatro dias. Se possível, com uma aula semanal.

O programa dos quatro dias é o seguinte:

1° dia

Gravação da imagem dos participantes do curso. Durante a filmagem, os alunos comentam sobre as suas dificuldades na voz e na fala, além da inibição e a argumentação sob pressão.

O Fonoaudiólogo Simon Wajntraub implanta o seu método corrigindo a voz, a dicção e os problemas da fala com cada participante individualmente.

Ao retornar ao salão de convenções, os alunos são filmados para comparar a melhora da voz e da fala.

2° dia

Exercícios de dinâmica de grupo, estimulando os alunos a enfrentarem situações de público mais descontrariamente.

Treinamento específico para as áreas em que as pessoas atuam. Vendas, telemarketing, reuniões, debates, locução, encontros sociais, etc.

Todos os exercícios práticos são filmados em vídeo para auto-avaliação.

3° dia

Treinamento específico de argumentação sob pressão onde o aluno aprende a adquirir um auto controle emocional não ficando nem muito passivo nem agressivo.

Os alunos recebem uma apostila com orientações.

4º dia

Exercícios de voz e dicção, interpretação de textos e muito treinamento de negociação sob pressão e também o improviso.

No sistema groupon da filial de São Paulo e nas filiais da Barra da Tijuca e Copacabana no Rio de Janeiro, implantamos três modalidades, com um super desconto, 4 dias, 8 dias e 12 dias, acesse o groupon e localize o curso de oratória do Instituto de oratória e fonoaudiologia Simon Wajntraub.

Contratação de novos funcionários

É importante acrescentar na contratação de novos funcionários um teste de comunicação oral, para avaliar se vale a pena investir no progresso do mesmo neste campo e se ele está apto a exercer funções que demandam a utilização constante da voz, da fala e da inibição.

Isto porque já realizei cursos em várias empresas, onde elementos do telemarketing e vendas estavam encostados pelo INPS por invalidez, devido apresentarem sérios problemas orgânicos nas cordas vocais, prejudicando o faturamento das empresas porque eram pessoas chaves na equipe de vendas.

Referências

Há seis anos mantenho um contrato com a empresa TELELISTAS que edita os catálogos oficiais da TELERJ, no Rio de Janeiro. Em todo início de campanha principalmente da RIOLISTAS Amarelas realizo um treinamento na comunicação oral de 140 telemarketings, telefonistas e algumas pessoas da equipe de venda.

Além deste treinamento realizo consultas particulares quando algum funcionário, principalmente da área de telemarketing, fica afônico em virtude de fatores emocionais ou orgânicos. Inclusive trabalho paralelamente ligado a uma equipe médica, sendo a especialidade mais utilizada a otorrino- laringologia para avaliar as causas orgânicas da laringe.

Nestes quatro anos de treinamento o índice de pessoas que ficaram encostadas por invalidez reduziu praticamente a zero.

Outra empresa que implantei o curso de comunicação oral foi a MARAPENDI VEÍCULOS, uma revendedora FORD no Recreio – Rio de Janeiro.

O treinamento foi realizado com o diretor comercial em nossa sede e na própria empresa com a equipe de vendas e as telefonistas. Além de exercitar a voz, a dicção e a argumentação sob pressão do grupo, orientei sobre a qualidade do sistema de telefonia, porque algumas centrais telefônicas e determinados aparelhos telefônicos alteram a voz da pessoa.

Campanha Anti-Fumo

Uma campanha muito forte que realizei foi contra o fumo, porque o não fumante é obrigado a se tornar fumante passivo.

Além de ficar com o corpo cheirando “a murrinha” de cigarro são obrigados a sentir o cheiro desagradável nos aparelhos telefônicos.

O cigarro é um grande elemento nocivo para a laringe, as cordas vocais, o pulmão, prejudicando toda a fonação.

O índice de câncer na laringe do fumante é altíssimo. Quando ele é obrigado a retirar a laringe devido a este problema, ficam depressivos, chegando a negociar o suicídio, comentando que a vida perdeu a graça, porque ficaram com esta invalidez ao retirarem as cordas vocais.

Eu faço o seguinte comentário:

“Você já suicidou-se ao fumar, agora vamos viver o restante da vida com mais saúde.”

E após implanto a voz esofagiana, que popularmente é produzida através do “arroto”, com isso a pessoa emite os sons das consoantes e vogais, formando palavras, frases e após falando continuamente. É um som rouco e abafado. Também existem amplificadores portáteis para aumentar este som.

Distante do Fumante

A minha pressão surtiu efeito porque a direção da MARAPENDI VEÍCULOS implantou um fumódromo na parte externa da empresa.

Outras Referências

Além das referências relacionadas acima poderia comentar sobre os Presidentes, Diretores, Gerentes, Técnicos e Profissionais Liberais de empresas nacionais, multinacionais, estatais que realizaram o meu curso como a SHELL, WHITE MARTINS, IBM, FIAT LUZ, TEXACO, TV GLOBO, TELEBRÁS, FURNAS, EMBRATEL, FIAT, ARACRUZ CELULOSE, PETROBRÁS, RECEITA FEDERAL, BANCO CENTRAL, BANCO DO BRASIL, UNISYS, DIGITAL, DROGARIAS MAX, ARTHUR ANDERSEN, PRICE WATER- HOUSE, BANCO BOA VISTA, BAMERINDUS, BRADESCO, BANCO FIAT, PHILIPS, GILLETE, COCA-COLA, LOJAS AMERICANAS, MESBLA, CITY BANK, etc… Vários laboratórios farmacêuticos, inclusive os representantes, também posso citar industriais, empresários e comerciantes que realizaram o curso, também já realizei este curso para

Professores, Colégios e Faculdades

Enfatizo que, devido ao sigilo na terapia, não exponho publicamente tais executivos(as), só mediante autorização dos mesmos.

Vexames

Os executivos contam algumas passagens pitorescas que ocorreram por causa da inibição.

O diretor de uma companhia de aviação foi pego de surpresa, quando os funcionários realizaram uma festa comemorando o seu próprio aniversário. Em torno de mil pessoas estavam na platéia, porque ele era diretor da área de pessoal. Nisso exigiram que falasse, então a sua saída foi chorar igual a uma criança, todos aplaudiram e ele se retirou.

Um diretor de uma multinacional foi convidado para representar a filial do Brasil numa reunião que seria realizada na Holanda, durante o evento em razão da sua inibição acentuada, que lhe acarretava uma fobia social, trancou-se no banheiro ausentando-se na hora em que foi convidado para falar.

Outro diretor de uma grande empresa de engenharia ao ser apresentado a uma platéia de funcionários, na qual ele descreveria as novas metas da empresa. Teve o seu coração disparado, devido à inibição e ele só conseguiu falar: “Tenho dito”. E foi parar no Pro-Cardíaco com um infarto. Após a sua recuperação, aos 65 anos de idade, resolveu realizar o curso de oratória.

Uma executiva de uma empresa estatal antes dos eventos ficava com uma insonia tão forte que dormia nos mesmos de tanto sono.

O presidente, de uma multinacional da área de minério, apresentava um sotaque do interior de Minas bem carregado, a voz fina e uma inibição acentuada ele foi convidado para representar a empresa no evento, onde ela foi eleita a melhor do ano. Esta comemoração seria realizada em São Paulo no dia seguinte após o nosso primeiro contato. Praticamente ele pernoitou no meu curso e através de um intensivo transformei totalmente a sua comunicação oral, mas já pensou que vexame ele daria nesta apresentação!!!

Ocorrem muitas estórias, além de pitorescas, até tristes de executivos(as), gerentes, profissionais liberais que tornaram-se alcoólatras devido a inibição. Outros ficaram com problemas sérios tanto orgânicos como as cardiopatias, problemas no estômago etc, quanto emocionais como as fobias, depressão etc…

Valores do Curso de Oratória In Company Compacto para Empresas ou grupos Fechados

Valores a combinar dependendo do numero de participantes.

Palestras

O fonoaudiólogo Simon Wajntraub realiza palestras com  o objetivo de desenvolver a comunicação oral dos funcionários de todos os departamentos da empresa, abrangendo a voz, a fala, a dicção, a desinibição, o improviso e a argumentação sob pressão.

Orçamento

No Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, onde possuímos filiais, o valor da palestra é de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), com a duração de 6 horas. Em outras localidades valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) acrescido de mais 2 (duas) passagens aérea e estadia.

O ideal para dar orientações é ter no máximo 50 participantes por evento. Simon costuma provocar a plateia estimulando a mesma para que todos participem, comparecendo no palco para perderem o medo de falar em público e corrigir a voz e a fala.

A melhor opção em São Paulo é que a palestra seja realizada às quartas, de 10 às 13h e das 14 às 17h. No Rio de Janeiro, às segundas, terças e sábados e em Brasília, às quartas feiras. Para outros estados, à combinar.

Vídeoconferência

O Fonoaudiólogo e Professor de oratória Simon Wajntraub realiza palestras e cursos através deste sistema para as filiais das empresas simultaneamente.

Emissoras de Rádio e Televisão

Como tenho uma capacidade vocal em realizar 60 tonalidades com a voz, inclusive atuando há mais de trinta anos na locução, realizo cursos específicos nesta área da locução nas emissoras de rádio e TV.

Os valores são os mesmos do curso compacto para empresas ou grupos fechados.