Tags

Publicações Semelhantes

Compartilhar

Não faça MBA antes de tratar a timidez

Sucesso e carreira não combinam com timidez. Antes de fazer especializações, vá tratar a timidez!

Sucesso e carreira não combinam com timidez. Antes de fazer especializações, vá tratar a timidez!

Os profissionais liberais que apresentam sérias dificuldades na comunicação oral, como gagueira, voz fina, voz baixa, fala acelerada, fala lenta, voz rouca e até troca de letras na fala, além de uma fobia social gravíssima para enfrentarem situações de exposição em público, não conseguindo numa sala de aula ou em uma simples reunião falar o próprio nome quando são indagados, além do medo de enfrentarem pessoas de hierarquias superiores, ou, quando são questionados numa simples dinâmica de grupo sobre as suas carreiras profissionais, ficam estáticos e não falam nada, estes personagens bloqueados na era da comunicação, costumam procurar o meu curso, que é o top nesta área.

Ao telefonarem para pedir informações, acham que falarão com atendentes, secretárias, assistentes, mas, quando atendo, ficam perplexos, comentam que, ao ler no site que falariam diretamente comigo, achavam que era só uma jogada de marketing. Claro que quando não posso atender, o meu quadro profissional, que é composto de duas filhas fonoaudiólogas e a minha esposa, economista, que administra o curso, anotam o recado e, quando posso, ligo, e é um retorno bem imediato.

É muito comum estes profissionais liberais, como engenheiros, administradores, médicos, economistas, arquitetos, professores etc., e também executivos de empresas multinacionais e nacionais com sérios problemas de comunicação, que citei acima, ao se interarem do sistema do meu curso, compararem o valor financeiro do mesmo com um MBA, pós-graduação, mestrado, doutorado, ao que respondo com o seguinte:

Em primeiro, lugar o meu curso não tem prazo para terminar, é um clube onde o participante, após a carga horária inicial, prossegue custos adicionais, ad aeternum.

Em segundo lugar, muitas pessoas que já frequentaram o meu curso com sérios problemas de comunicação e realizaram MBA e outros cursos, se arrependeram amargamente de não terem iniciado a correção das suas deficiências da comunicação antes de obterem estes títulos, porque nestes próprios cursos, para alavancar a carreira profissional, exige-se muitas apresentações orais. É um sofrimento enorme para quem tem problemas na fala e timidez acentuada, muitos chegam até a abandonar tais cursos, outros largam até as faculdades quando os professores exigem apresentações de trabalhos na frente da turma.

No dia 25 de fevereiro de 2011, recebi a ligação de um administrador de empresa muito gago que estava em dúvida se realizava o tratamento da sua fala e da inibição ou realizava o MBA. Nestas ligações eu jogo duro, falo a realidade para a pessoa – comentei: você é muito gago, do que vai adiantar o MBA no seu currículo, se você não consegue se expressar oralmente. Ele retrucou comentando que se achava só um pouco gago, e eu falei que na primeira consulta ele teria um impacto muito forte, pois ela é toda filmada em vídeo para uma auto avaliação.

Este tema da filmagem é muito interessante, todos ficam chocados quando assistem ao vídeo da sua participação na consulta e na aula de oratória e argumentação sob pressão, que também faz parte da avaliação. Após a consulta, o futuro aluno ou paciente tem direito de participar de uma aula de oratória para avaliar a sua performance em situações de exposições em público.

Muitos são os que não conseguem nem olhar para a sua imagem na tela, chegam a ficar mais de meia hora sentados na poltrona sem forças para levantar. A pancada é grande, já comentei com alguns psicanalistas para colocarem vídeo na consulta que o resultado será melhor.

Se você apresenta sérias dificuldades na comunicação oral, não faça MBA, pós-graduação, mestrado, doutorado, etc., que não vai adiantar nada, a sua vida profissional vai continuar na mesma porcaria. Sem voz, sem fala e com timidez, a pessoa cala para sempre, e os concorrentes comunicativos passam à sua frente, mesmo com um conteúdo inferior ao seu.

 

Valores, Horários, Endereços – Ver Mais [+]