Tratamento e Cura da Gagueira

Tratamento e cura da gagueira

Não se conforme com a sua disfemia. Existe tratamento e cura da Gagueira sim. Não acredite em conformismos de associações de fonoaudiólogos. Busque a cura!

Existe Tratamento e Cura da Gagueira sim, ao contrário do que dizem associações de Fonoaudiólogos.

O Fonoaudiólogo Simon Wajntraub discorda da presidente da Abragagueira, que afirma que não há tratamento e cura da gagueira – e isso parece ser a filosofia desta associação, que sempre parece pregar o conformismo da pessoa com o seu distúrbio da fala (ao contrário do slogan, que diz: “gagueira tem tratamento”).

Há mais de quarenta anos trabalhando no tratamento da gagueira – desde quando iniciou sua pesquisa em Fonoaudiologia, a partir de 1968 –, sabendo da dificuldade em se descobrir uma causa específica para a gagueira, o Fonoaudiólogo Simon Wajntraub deixou a investigação das causas de lado para se dedicar ao tratamento dos efeitos da gagueira.

Nada melhor para o paciente: ele já é gago, já adquiriu a gagueira, provavelmente convive com suas causas diuturnamente, provavelmente continuará convivendo com as causas. Afastar-se das causas não é mais importante do que superá-las.

É isso o que torna o Método do Instituto de Oratória e Fonoaudiologia Simon Wajntraub bem sucedido: o paciente aprende a superar a gagueira e suas causas, quaisquer que sejam elas, pois é submetido a todas as situações críticas que lhe fazem ou que lhe possam fazer gaguejar, sendo levado a superá-las para que, quando ocorram novamente, não lhe tragam de volta a gagueira.

Antes disso, o paciente passa por um teste, pelo qual o Fonoaudiólogo Simon Wajntraub aplica uma técnica, por ele desenvolvida, de mascaramento auditivo que faz com que a pessoa não ouça o som da própria voz enquanto fala (veja exemplos desta experiência nos vídeos acima). Com isso, a pessoa deixa de gaguejar, e nesse momento o Fonoaudiólogo Simon Wajntraub intervém, e tudo isso é gravado em vídeo para que o paciente constate que, naquele momento, deixou de gaguejar.

A voz que a pessoa emite durante a experiência será a frequência que o Fonoaudiólogo dará com que o paciente passe a utilizar, buscando um comando na área da fala que não tem bloqueios, e, com isso, o sistema limbico no cérebro que controla as nossas emoções passa a fluir livremente.

A partir daí, o Fonoaudiólogo Simon Wajntraub faz com que o paciente assimile a condição que o fez deixar de gaguejar, sem que ele precise se utilizar de qualquer artifício.

E, como dito, ao invés de ficarem confinados com o profissional num consultório (um ambiente artificial, que não condiz com o que a pessoa enfrenta no dia a dia), os pacientes e alunos do Fononaudiólogo Simon Wajntraub passam por aulas de oratória e argumentação sob pressão, onde são expostos a todas as situações de pressão e estresse, para que aprendam a superá-las e vençam as causas de sua gagueira, sejam elas quais forem.