Antibióticos e Surdez

antibioticos-surdez

É muito comum crianças e adolescentes recorrerem a minha clínica de Fonoaudiologia com uma surdez total ou parcial, apresentando sérias dificuldades na fala. Porém, a maioria (por acomodação dos familiares) já parte para o método libras (linguagem brasileira de sinais), comunicando-se com a linguagem de sinais. Após algumas análises, podemos diagnosticar que muitos desses casos de baixa auditiva foram causados por antibióticos que lesionaram o nervo auditivo: os médicos ficam numa encruzilhada, se é melhor morrer com a meningite ou sobreviver com esta sequela auditiva.

Nos artigos sobre voz, eu comento sobre a recuperação total da fala dos surdos. Apresento um vídeo de uma modelo com este problema, onde eu estava recuperando a sua fala e instalando fonemas que os surdos não conseguem identificar, principalmente os sons do S e do Z.

Eu aconselho aos familiares dos pacientes que, ao ministrarem os antibióticos não só para meningite, como também para outras enfermidades, consultem a lista dos antibióticos que podem causar surdez. Estou alertando também a Ivete Sangalo, porque recentemente uma senhora de 65 anos, professora de alemão, perdeu uma parte significativa da audição devido ao uso de antibióticos para curar a sua meningite, o que afetou muito o seu trabalho de mestre de idioma.

Valores, Horários, Endereços – Ver Mais [+]