Método Revolucionário do fonoaudiólogo Simon Wajntraub para o tratamento da fala das crianças

metodo-simon-criancas

 

Desenvolvi um método prático e bem atualizado utilizando recursos audiovisuais com gravações especiais, com temas do dia-a-dia, detalhado as atividades rotineiras do paciente num dia útil e no fim-de-semana. Por meio de um fundo musical, faço uma narração e exijo que a criança repita frases e palavras da sua própria história. Nessa gravação, faço também uma interpretação cômica de muitas coisas que leio, fazendo com que o paciente mirim se divirta ao mesmo tempo em que está se exercitando.

Chego, inclusive, a incluir nas músicas sons que não fazem parte delas, como, por exemplo: na música da galinha magricela, que bota ovo sem parar, eu insiro uns cacarejos durante a música, e a criança, espantada, chega a querer saber por que na gravação dela não tem os cacarejos, e na minha tem.

É impressionante como o resultado desse procedimento é altamente positivo a curto prazo, porque mantém um estímulo contínuo da área da fala no cérebro.

Nas terapias tradicionais, em que a criança é levada a um consultório para um atendimento que dura, em média, 50 minutos, e o fonoaudiólogo luta para prender a atenção dela durante uns 40 minutos com joguinhos bobos e brincadeiras ultrapassadas, esquecendo-se de que as crianças de hoje em dia só querem saber de computadores, videogames, o resultado é praticamente nulo. E para os pais que residem em cidades grandes, onde os engarrafamentos são enervantes, a frustração é maior ainda quando eles não vêem o resultado esperado.

Esse sistema que desenvolvi com gravações especiais funciona da seguinte forma: inicialmente, eu filmo a criança para guardar a sua imagem e avaliar posteriormente o seu progresso na terapia, comparando-o com essa primeira imagem. A primeira gravação do CD/DVD, para a criança exercitar em casa, é para um período de dois meses, e o objetivo principal desse tempo é de uma adaptação da criança ao método. Após os dois meses, passo a fazer novas gravações de mês em mês com novos temas e novas músicas.