Atraso na Linguagem Infantil

atraso-linguagem

Criança demora a aprender a falar

O atraso na linguagem infantil pode se dar por motivos orgânicos ou emocionais. Os motivos orgânicos mais comuns são: baixa auditiva, problemas neurológicos e visuais. De qualquer forma, 99% dos casos que tratei eram de origem emocional, sendo o mais comum o trauma oriundo da separação dos pais, que afeta muito a criança, atrapalhando sua comunicação oral. Como exemplo bem claro, já atendi crianças que falavam normalmente aos 2 anos de idade, e, aos 3, após a separação do pais, não conseguiam mais falar.

Junte-se a todos esses fatores a questão da família moderna, na qual ambos os pais trabalham fora o dia inteiro e são obrigados a deixar a criança em condições muito pobres para o pleno desenvolvimento de sua fala e comunicação. Nesse processo, identifico dois problemas muito comuns e igualmente sérios: a televisão e a entrega das crianças aos cuidados de babás.

No caso da televisão, a criança fica entretida com seus programas prediletos e não tem qualquer estímulo para se comunicar com terceiros, pernanecendo completamente estática. Como um somador negativo, podemos ainda verificar programas infantis que possuem personagens com deficiências graves na fala, como gagos, fanhos e os que trocam letras.

Outra situação é a das crianças que são criadas por babás, que apresentam, em geral, problemas sérios de comunicação. Esses problemas são transmitidos para as crianças com muita facilidade. Já pude verificar casos em que a criança assimilou igualmente problemas de gagueira e troca de letra dos pais, que apresentavam normalmente essas deficiências.

Existe ainda outro problema, cada vez mais comum, em que crianças com idade relativamente avançada apresentam atraso na linguagem. Nesses casos, o mais tradicional é encontrar a falta de estímulo dos familiares para que essas crianças se comuniquem corretamente ao longo do seu desenvolvimento.

Valores, Horários, Endereços – Ver Mais [+]